quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A DAMA DO INEXISTIR






















A DAMA DO INEXISTIR (*)

(O homem está sempre disposto a negar
tudo aquilo que não compreende –PASCAL)


by Robério Matos


Minha desagradável hóspede
por longos e tenebrosos dias,
malgrado meu tênue impulso
de afastá-la de minha companhia.

A Dama do Inexistir apossou-se
do meu querer; da alma; do corpo
sugou o ar dos meus pulmões;
matou m’alma ; tomou conta de mim.

Encobriu o meu sol e tornou meus
dias sombrios, opacos e sem luz,
deixando-me à mercê das trevas.
Fosse manhã ou tarde, tudo era noite.

“Matou” a minha sede e “saciou”
minha fome, pois para si só
exigia o ato de alimentar-me,
substituído pelo seu inusitado lenitivo.

A Dama do Inexistir induziu-me a crer
que não mais existia; era só imaginação
que me deixasse conduzir em seu colo;
nas correntezas do seu caudaloso rio.

Tornou-me inerte, prostrado; sem vida
e em suas brevíssimas tréguas
quando saía de mim, dizia, compadecida:
volto mais tarde, não te entristeças...

Em um de seus curtos afastar-se
lembrei que ainda possuía uma centelha
divina nas profundezas do meu íntimo.
E a Deus curvei-me em efusiva prece.

Então passei novamente a “existir”.
Paulatinamente, mas com perseverança.
Esperei por longos dias, agora todos
com a luz do sol e “ela” não mais voltou...


   (*) Esse título (e só ele), tirei do livro A CURA DA DEPRESSÃO PELO MAGNETISMO,
     (que me auxiliou sobremaneira na cura de minha primeira batalha contra a depressão), é
     de autoria de Jacob Melo, compositor, cantor, palestrante de nível internacional, Engenheiro
     Civil e pós-graduado em Psicanálise Clínica, Didata e de Supervisão, além de pesquisador
     e autor de inúmeras outras obras.
     Jacob, tenho a honra em dizê-lo, é meu amigo e companheiro no Centro Espírita LEAN
    (Lar Espírita Alvorada Nova), aqui em Natal-RN, com quem encontro-me ao menos uma vez por mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado! Seu gentil comentário nos estimula a seguir adiante.

Carpe diem!