sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Livro "O Mundo de Sofia" (EXCELENTE)



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resenha: O Mundo de Sofia




Introdução de Robério Matos




Esse livro oferece a oportunidade ímpar para conhecermos um pouco sobre Filosofia (a história da), desde a filosofia antiga (destacando seus mais renomados filósofos, tais como:  Sócrates como referência, além de Platão, Aristóteles e outros, aplicada entre os séculos VI e V a.C.); 


medieval (se estende até aproximadamente o século XV, quando ocorre o que se chama Renascença. Ela está principalmente subordinada à Igreja Católica, e seus representantes capitais são Santo Agostinho e São Tomás de Aquino);   

moderna  (O período que compreende a Filosofia Moderna, vai do final da Idade Média até fins do século XIX. Há quem sugira que seja dividido em Filosofia da Renascença e Filosofia Moderna. A primeira é marcada pela descoberta de obras do mundo grego, sendo seus principais pensadores Maquiavel, Montaigne, Erasmo, More, Giordano Bruno etc. Na segunda, prevalece a idéia de conquista científica e técnica de toda a realidade, e seus representantes mais destacáveis foram Galileu, Bacon, Descartes, Pascal, Hobbes, Espinosa, Leibniz, Locke, Berkeley, Newton, Hume e Kant.), até a 


contemporânea (Estendendo-se de meados do século XIX até nossos dias, é o período mais complexo de definir, afinal está em construção, e não temos o distanciamento afetivo e cronológico para nos ajudar a entendê-lo).

postado por Andreia Santana @ 12:09 AM
22 de janeiro de 2011


O livro O Mundo de Sofia, ícone dos anos 90, completa 20 anos agora em 2011. O caderno 2+ – edição impressa de A TARDE deste sábado, dia 22 (assinantes da versão digitalizada acessam neste link) -, publica reportagem minha sobre a importância da obra na popularização de temas filosóficos na literatura. 

Abaixo, vocês lêem uma resenha do livro, conferem a ficha técnica e também trechos da minissérie norueguesa inspirada no romance de Jostein Gaarder:

 Jostein Gaarder era professor de filosofia no ensino médio, na Noruega, quando decidiu criar um romance que contasse aos jovens a origem do pensamento crítico e filosófico no ocidente


“O mundo do conhecimento”

A palavra sofia vem da língua grega e significa conhecimento. Não é à toa que Jostein Gaarder escolhe este nome para sua protagonista. O mundo de Sofia, traduzindo literalmente, é “o mundo do conhecimento”, que na visão deste autor, é acessível a todos. Desde que as palavras sejam despidas da pompa limitadora e imbuídas de simplicidade, revelam que certos “grandes mistérios”, só precisam de um pouco de esforço de raciocínio para serem desvendados.

Parece utópico, em um mundo tão desigual, acreditar que o conhecimento um dia será de fato acessível a todos, mas com seu carismático livro que se pretende um “romance da história da filosofia”, Gaarder nos mostra que sem utopias sequer teríamos chegado à civilização. Nesse contexto, O mundo de sofia também é um livro que fala de poder. É fato que quanto mais conhecimento alguém adquire, mais capaz torna-se de questionar a “ordem natural das coisas”.


Para quem nunca leu a obra, O mundo de Sofia conta a história de uma adolescente que perto de completar 15 anos, começa a receber cartas misteriosas com um curso de filosofia gratuito, oferecido por um tal de Alberto Knox, de quem nunca ouviu falar. Ao mesmo tempo, a vida da menina vira de cabeça para baixo porque ela parece intimamente ligada a de outra garota que tem sua idade e faz aniversário no mesmo dia, Hilde Knag.

Enquanto, guiada por Knox, percorre os séculos, passando pelas diversas escolas filosóficas, desde os pré-socráticos da antiga Grécia até Sartre, Sofia precisa lutar contra o tempo para desvendar o mistério de Hilde, do qual depende sua própria existência.

O livro trata ao mesmo tempo do conhecimento abrangente – o que é o mundo? -, até o autoconhecimento. A primeira pergunta que Alberto Knox faz para Sofia é o clássico “quem é você?” A resposta da menina é reveladora: eu sou uma pessoa, sou Sofia. Boa metáfora para a velha fórmula de Descartes, “penso, logo existo”.

Ficha Técnica:

O mundo de Sofia
Autor: Jostein Gaarder
Tradução: João Azenha Jr.
Editora Companhia das Letras / 555 páginas / R$ 49,50


 

Sofia na TV

http://www.youtube.com/watch?v=S23tiWJaDwE

O mundo de Sofia, ao contrário de obras bem menos conhecidas, não virou blockbuster em Hollywood, mas em 1999 transformou-se em minissérie para a tv norueguesa, que fez um relativo sucesso na Europa e também Austrália, onde a jovem aprendiz de filósofa tem muitos admiradores. Com direção de Erik Gustavson, a série chegou ao Brasil em DVD, em 2008, na esteira das altas vendas do livro no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado! Seu gentil comentário nos estimula a seguir adiante.

Carpe diem!